HomeRecursos-pruebaCompartiendo historiasLições e conquistas da Impact Minds: Standing Together, Rio de Janeiro 2023

Lições e conquistas da Impact Minds: Standing Together, Rio de Janeiro 2023

Carolina Suarez Visbal, CEO da Latimpacto

Allie Hollowell (Executive director GAIN), Naina S. Batra (CEO AVPN), Frank Aswani (CEO AVPA) Carolina Suárez (CEO Latimpacto) y Sophie Faujour (Market Development Lead-Europe, EVPA).

Depois de meses de planejamento meticuloso, trabalhamos incansavelmente para garantir que a segunda edição da Conferência Impact Minds: Standing Together fosse um evento excepcional em todos os aspectos, superando até mesmo a excelente versão anterior. O evento contou com quase 600 pessoas, das quais 250 eram brasileiras e nos receberam calorosamente de braços abertos, como o imponente Cristo Redentor, um monumento icônico do Rio de Janeiro. Nos primeiros dias, apesar do clima incomum, com chuvas persistentes e o sol aparecendo timidamente, nada poderia minar a determinação e o entusiasmo das mentes de impacto, que se reuniram com uma disposição inabalável para se unirem neste evento extraordinário que gerou novas conexões e abriu novas oportunidades de investimento em nossa região.

Seguindo a tradição de nossa primeira conferência, mergulhamos profundamente em uma rica diversidade de contextos e realidades no Rio de Janeiro e seus arredores. Dez experiências de aprendizado únicas nos levaram a jornadas que variaram de situações difíceis a momentos de inspiração. Em cada encontro, descobrimos histórias incríveis que deram origem a esta cidade e nação, até as novas práticas de negócios das novas gerações de brasileiros. Estendemos nosso muito obrigado às equipes que possibilitaram as visitas ao Banco da Providência, Spectaculu, BNDES, Fiocruz, Sinal do Vale, Instituto Terra de Preservação Ambiental, Água do Rio, Cidade do Samba, Pequena África e Quilombo Cafundá Astrogilda.

Asistentes a la visita de Sinal Do Vale

Todo evento significativo deve ter seu ponto de partida, e a Conferência Impact Minds: Standing Together não foi exceção. A festa de abertura no Museu do Amanhã, um lugar verdadeiramente maravilhoso, serviu como cenário perfeito para as conexões florescerem em meio a uma atmosfera cheia de alegria e entusiasmo. Foi um espetáculo em que os latinos lideraram a celebração com sua energia contagiante e paixão inabalável e conseguiram inspirar aqueles que vieram de terras distantes com a alegria única que caracteriza nossa região. Essa experiência inaugural foi mais do que apenas uma celebração; foi um convite aberto para forjar laços profundos entre todas as Mentes de Impacto, independentemente de sua origem geográfica.

Tecendo conexões e transformando o futuro: Nosso compromisso com a inclusão e o empoderamento

O início dos nossos dias de painéis, workshops, sharing collectives e conversas inspiradoras refletiu o nosso profundo compromisso em posicionar as pessoas no centro do impacto. Desde a mobilização de capital em um mundo cada vez mais interconectado, inspirados pelo sucesso de nossas redes irmãs como EVPA, AVPN, AVPA e agora com a plataforma GAIN, até abordar questões fundamentais como a inclusão racial, a diversidade de gênero e o empoderamento das mulheres.

É necessário abrir espaços e lugares para pessoas negras, indígenas e empobrecidas que representam suas comunidades, que representam a diversidade, buscá-las, incluí-las e apoiá-las em seu trabalho.

Tom Mendes, Instituto Identidades Brasileiras

Os painéis e discussões transcenderam a superfície, explorando questões de equidade e justiça social em áreas críticas, como saúde mental, combate ao racismo e redução da desigualdade social. Também foi destacada a responsabilidade individual, com um apelo para reconhecer o papel de cada um  no combate aos desafios atuais e a se envolver ativamente na busca de soluções.

Tim Radjy (Managing partner Alphamundi Group), Michelle Gethers (Chief diversity officer, Visa and board member, Visa Foundation), Márcia Silveira (Head of diversity, equity and inclusion L’oréal Brasil), Daniela Konietzko (President Fundación WWB Colombia) Verónica Melz i(Senior Manager Belcorp Foundation), y Carmen Correa (CEO Promujer).

Ao mesmo tempo, com a presença dos Presidentes do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Banco de Desenvolvimento do Brasil, Sergio Diaz-Granados e Aloizio Mercadante, conseguimos destacar o papel fundamental que desempenham no ecossistema de impacto, fornecendo recursos de capital catalítico, facilitando inovação financeira e colaborando com atores filantrópicos e privados. Trabalhando de forma articulada, essas organizações têm o potencial de mobilizar recursos privados por meio de estruturas de financiamento misto para o mesmo fim. Sua maior disposição para correr riscos e trabalhar com prazos mais longos permite reduzir o risco e o custo para investidores privados, maximizando a quantidade de recursos que contribuem para gerar um impacto social e ambiental mais significativo.

Sergio Diaz-Granados (CAF President); Aloizio MercandANTE (BNDES President), Carolina Suarez Visbal (CEO Latimpacto).

Por outro lado, destacamos a excepcional conversa sobre o papel das mulheres no ecossistema de impacto, explorando diversas práticas e perspectivas de toda a região. Essa conversa foi muito enriquecedora e essencial para continuar redefinindo e reconhecendo o imenso compromisso das mulheres em múltiplos contextos e cenários.

Como parte do encerramento deste primeiro dia de painéis, foi apresentado o Prêmio de Empoderamento das Mulheres, concedido pela Fundação Bayer a cinco líderes excepcionais que, com sua criatividade, iniciativa e dedicação incansável, estão fazendo contribuições significativas para a mudança social por meio de suas startups. Ouvir essas mulheres inspiradoras foi uma verdadeira alegria, e ficamos muito felizes ao ver como ideias tão fantásticas e de alto impacto têm o poder de transformar comunidades inteiras. Essa premiação celebra suas realizações e nos lembra da importância de apoiar e empoderar as mulheres em sua busca por um mundo melhor e mais equitativo.

Premio al Empoderamiento de la Mujer, Fundación Bayer.

Brasil: Um Ecossistema de Impacto em Evolução – Honrando o Legado e Moldando o Futuro

A imersão total no ecossistema de impacto do Brasil nos levou a uma profunda reflexão sobre os desafios e oportunidades neste país, repleto de diversidade e riqueza cultural. Reconhecemos a necessidade de abordar áreas onde ainda há um longo caminho a percorrer, com um foco especial no papel vital das mulheres e das comunidades negras na criação de mudanças significativas. Durante nossas discussões, lembramos e homenageamos aqueles que já não estão conosco, como a comovente homenagem que todos os participantes prestaram a Bernadete Pacífico, uma líder quilombola da Bahia, cujo trágico assassinato em 17 de agosto chocou a todos.

Esses legados, como o de Pacífico, são faróis inspiradores que iluminam o caminho para as gerações atuais e futuras, nos instigando a continuar construindo as bases do impacto social em um país que abriga um enorme potencial para mudanças positivas. À medida que avançamos, lembramos e aprendemos com aqueles que nos precederam, comprometendo-nos a continuar seu legado com determinação e resiliência, com a firme convicção de que um futuro mais brilhante é possível para o Brasil e o mundo inteiro.

Homenaje a Bernadette Pacífico

Promover a mudança social para um impacto positivo

No terceiro dia de nossa conferência, testemunhamos uma conversa essencial em colaboração com o CEO da Fundação Skoll, Don Gips, e Paula Moreno, fundadora e presidente da Manos Visibles, onde se discutiu o papel crítico de investidores privados e públicos no impulso à mudança social. Moreno e Gips compartilharam experiências valiosas e perspectivas para criar um impacto positivo em nossas comunidades.

Além disso, em colaboração com o BID Lab e a Coca-Cola América Latina, tivemos o privilégio de apresentar à comunidade Latimpacto e aos participantes da Impact Minds: Standing Together o Fundo Verde Catalítico. Essa iniciativa inovadora visa impactar significativamente soluções em estágios iniciais relacionadas à descarbonização e à busca pela neutralidade de carbono (net zero). Embora esse fundo tenha abrangência regional, ele presta atenção especial à Amazônia, reconhecendo sua importância crítica para a América Latina e para o planeta como um todo. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Latimpacto e de seus parceiros com a proteção do meio ambiente e a promoção de um futuro mais sustentável.

César Buenadicha (Chief discovery officer, IDB LAB), Andréa Mota (Sustainability and stakeholders director, Coca-Cola Latin América) y Juan David Ferreira (Programs director, Latimpacto)

Outro ponto importante na agenda do dia foi dar voz às comunidades pan-amazônicas, o que se revelou um momento essencial de reflexão sobre a importância de capacitar as comunidades indígenas e povos camponeses na Amazônia, bem como proteger essa região como um ponto de encontro inestimável e coexistência entre seres humanos, outros seres vivos e a natureza.

A urgência de projetar estratégias que apoiem a qualidade de vida e o manejo territorial dessas comunidades foi destacada, especialmente diante de ameaças como desmatamento, incêndios florestais, pecuária e a falta de oportunidades locais e infraestrutura. A comunicação multilíngue e a educação surgiram como pilares fundamentais para capacitar essas comunidades, garantindo sua participação ativa e seus direitos nas decisões que afetam seu território. Foi enfatizado que o impacto do trabalho local na Amazônia transcende fronteiras e que a preservação e o cuidado com essa região continuam sendo uma responsabilidade global.

No final das contas, a necessidade de proteger e capacitar as comunidades indígenas e locais na Amazônia foi reafirmada como um alicerce para garantir um futuro sustentável e equitativo para todos os seus habitantes.

Greta Salvi (Country Director – Brazil, Latimpacto), Angela Mendes (Executive president, Comitê Chico Mendes), Nelly Kuiru (General coordinator, Coordinadora Latinoamericana De Cine Y Comunicación De Los Pueblos Indígenas, Clacpi), Claudia Soares Baré (Director secretary, PODAALI) and Carolina Gil Sänchez (Regional director – Nordeste Amazonas, Amazon Conservation Team).

É importante entender pelo que estamos lutando, pois nosso trabalho será local, mas os impactos serão globais.

Angela Mendes, Comitê Chico Mendes 

Juntos por uma mudança global positiva! O chamado da América Latina

Sob uma abordagem regional com projeção global, a conferência culminou de forma magistral com as palavras inspiradoras de Natalye Paquin, COO da Fundação Rockefeller, que proporcionou um encerramento exemplar para três dias de diálogo enriquecedor. Em seu discurso, Natalye destacou os desafios predominantes que exigem ação imediata para mudar nosso mundo, enfatizando o papel crítico que toda a América Latina desempenha nesse processo.

Ela nos instou a fortalecer iniciativas como as que estivemos forjando durante a conferência. Ela expressou sua profunda apreciação aos membros, equipe e diretoria da Latimpacto por proporcionarem o espaço que permitiu este evento. Sua mensagem nos lembrou que juntos, com um compromisso unificado, temos o poder e a responsabilidade de impulsionar mudanças significativas e positivas em nosso planeta.

Natalye Paquin (COO, Rockefeller Foundation) and Carolina Suárez Visbal (CEO, Latimpacto)

Expressamos nossa mais profunda gratidão ao Brasil, aos membros da Latimpacto neste país e à equipe de produção e organização do evento, cujo trabalho árduo tornou possível reunir mais de 580 Mentes de Impacto durante esses inspiradores três dias. Valorizamos e celebramos a colaboração e o espírito de união que permearam cada momento da conferência.

A partir de agora, estamos nos preparando com entusiasmo para nossa terceira Conferência Impact Minds: Standing Together em Oaxaca, que acontecerá de 9 a 11 de setembro de 2024. Aguardamos outro evento repleto de aprendizado, conexão e ação para um impacto social positivo em nossa região e além.

Esta conferência é um marco. A equipe da Latimpacto não para e continuará a fazer o seu melhor, ainda mais motivada com todo o apoio recebido, para mobilizar mais capital em direção ao impacto.

The Mexican delegation in Rio welcomes us to participate at the Impact Minds: Standing Together Conference in Oaxaca, Mexico, September 9-11, 2024.

Generemos impacto juntos

Conoce a nuestros miembros

Ponte en contacto con nosotros

¿Aún no eres parte de Latimpacto?

Suscríbete a nuestro newsletter

Recibe noticias, recursos y publicaciones

© 2024 Latimpacto. Todos los derechos reservados

es_ES